quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROJETO CARNAVAL: Escola e Folia



PROJETO CARNAVAL: Escola e Folia
Público Alvo: Alunos da pré- escola; 1º ao 5º ano e EJA
Duração: 15 dias
Início: Fevereiro

Justificativa:

Este projeto se justifica a partir da constatação de que tanto os professores quanto os alunos da pré-escola necessitavam de algo que estimulasse na aplicação de atividades motivadoras que os envolvessem prazerosamente. Aproveitando o período de carnaval elaborou-se este projeto, com fim de resgatar a história e a cultura tão ricas que envolvem os folguedos carnavalescos. Assim, respeitando a individualidade e a religiosidade da comunidade escolar, motivando-os e incentivando-os a participaram ativamente dos preparativos da festa carnavalesca.

OBJETIVO GERAL:
Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e desconhecidas para os mais novos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Levar o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente;
Reconhecer o carnaval como uma das maiores festas do mundo;
Conhecer a história do carnaval no Brasil;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
Desenvolver o gosto pela leitura, por poemas e músicas;
Trabalhar o raciocínio e a memória.
Conteúdos:
Ø  O carnaval
Ø  Linguagem oral e escrita;
Ø  O fazer artístico;
Ø  Apreciação musical;
Ø  Expressividade;
Ø  Equilíbrio e coordenação;
Ø  Número e sistema de numeração. 

Metodologia:

Utilização de jornais e revistas coloridas; garrafas pet, usaremos copos descartáveis, latinhas de alumínio e papeis coloridos, como também será utilizado ofício, pedrinhas, grãos de feijão e arroz e canudinhos para confecção dos instrumentos e das mascaras.

Desenvolvimento:

O projeto carnaval pode ser desenvolvido através da sua história. Para tornar a historia do carnaval interessante é importante levar para sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças, pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa. A partir do material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela, em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos. Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. Além das atividades especificas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação. Explorar, também a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos, cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade para tanto é necessário realizar momentos divertidos com muita música e dança.




Músicas:
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro bebê não chorar.

CULMINÂNCIA: Festa carnavalesca na escola com desfile de fantasias e concurso de máscaras.



Avaliação:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças, será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnavalo que tem dificuldade de entender, além de atividades escritas.


CONCLUSÃO:

Este projeto será realizado com a organização e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula, observando o interesse e a participação dos envolvidos usando sempre a criatividade, responsabilidade e dinamismo.



ANEXOS




































Referências

RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na Pré-Escola r no Ensino Fundamental.Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.

PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI IndústriaGráfica Ltda. 6ª edição





Um comentário: