PROJETO
CARNAVAL: Escola e Folia
Público
Alvo:
Alunos da pré- escola; 1º ao 5º ano e EJA
Duração: 15
dias
Início:
Fevereiro
Justificativa:
Este projeto se justifica a partir da constatação de que
tanto os professores quanto os alunos da pré-escola
necessitavam de algo que estimulasse na aplicação de atividades motivadoras que
os envolvessem prazerosamente. Aproveitando o período de carnaval elaborou-se
este projeto, com fim de resgatar a história e a cultura tão ricas que envolvem
os folguedos carnavalescos. Assim, respeitando a individualidade e a
religiosidade da comunidade escolar, motivando-os e incentivando-os a
participaram ativamente dos preparativos da festa carnavalesca.
OBJETIVO
GERAL:
Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais
velhos e desconhecidas para os mais novos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Levar
o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do
presente;
Reconhecer
o carnaval como uma das maiores festas do mundo;
Conhecer
a história do carnaval no Brasil;
Desenvolver
a linguagem oral e escrita;
Desenvolver
a percepção e a coordenação motora;
Desenvolver
o gosto pela leitura, por poemas e músicas;
Trabalhar
o raciocínio e a memória.
Conteúdos:
Ø O
carnaval
Ø Linguagem
oral e escrita;
Ø O
fazer artístico;
Ø Apreciação
musical;
Ø Expressividade;
Ø Equilíbrio
e coordenação;
Ø Número
e sistema de numeração.
Metodologia:
Utilização de jornais e revistas coloridas; garrafas pet,
usaremos copos descartáveis, latinhas de alumínio e papeis coloridos, como
também será utilizado ofício, pedrinhas, grãos de feijão e arroz e canudinhos
para confecção dos instrumentos e das mascaras.
Desenvolvimento:
O projeto carnaval pode ser desenvolvido através da sua
história. Para tornar a historia do carnaval interessante é importante levar
para sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse
das crianças, pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa. A
partir do material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento
da rodinha. Todos deverão ter oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo
e falar sobre ela, em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes
informativos. Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção dos pais ou
responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e
comentar sobre as informações contidas nos mesmos. Além das atividades
especificas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas;
pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser
realizadas, com as crianças atividades relacionadas que auxiliem no
esclarecimento e fixação através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e
recreação. Explorar, também a matemática com objetivo de desenvolver conceitos
matemáticos, cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a
maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem
com facilidade para tanto é necessário realizar momentos divertidos com muita
música e dança.
Músicas:
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro bebê não chorar.
CULMINÂNCIA:
Festa carnavalesca na escola com desfile de fantasias e concurso de máscaras.
Avaliação:
A
avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das
crianças, será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito
do carnavalo que tem dificuldade de entender, além de atividades escritas.
CONCLUSÃO:
Este
projeto será realizado com a organização e exposição dos trabalhos realizados
pelos alunos em sala de aula, observando o interesse e a participação dos
envolvidos usando sempre a criatividade, responsabilidade e dinamismo.
ANEXOS
Referências
RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na
Pré-Escola r no Ensino Fundamental.Coleção Alfabetização Sem Segredos.
Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.
PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI IndústriaGráfica Ltda. 6ª edição
PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI IndústriaGráfica Ltda. 6ª edição
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir